A razão de municípios se unirem em Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é enfrentarem juntos os desafios da área e oferecerem um ensino de mais qualidade para crianças e jovens do território. Mas, quais são as principais dificuldades com que as redes de ensino se deparam quando se observa a qualidade e a equidade da Educação ofertada no território?
Para que as ações do ADE sejam efetivas, conhecer esses problemas é essencial. Por isso, com o grupo formado e fortalecido, o próximo passo é estabelecer um diagnóstico territorial, que vai permitir que os municípios envolvidos conheçam o contexto em que vivem e tenham base para identificar e priorizar as metas comuns a serem alcançadas. Por isso, o diagnóstico é uma das etapas mais importantes na implementação de um Arranjo.
Para que serve o diagnóstico territorial?
A função essencial do diagnóstico territorial é apresentar um panorama da região e identificar as potencialidades e fragilidades de cada município, especialmente as do território, além de dar visibilidade às inter-relações existentes entre as redes de ensino. Ao fazer essa análise, os municípios terão clareza daquilo que cada rede terá melhores condições de realizar sozinha e no que precisará de apoio.
Além disso, o diagnóstico também será importante para ajudar a eleger as prioridades do trabalho em Regime de Colaboração. É comum que com este processo os participantes do Arranjo observem muitas demandas, no entanto será preciso eleger aquelas que são estruturantes, tanto para a melhoria da gestão, quanto da prática pedagógica. Dessa forma, o diagnóstico é etapa fundamental para dar início ao planejamento de trabalho do ADE.
Instituto Positivo
Acreditamos no potencial da colaboração para vencer os desafios da Educação.