Agora você já conhece o início do Instituto Positivo (IP) e sabe que o incentivo ao Regime de Colaboração se tornou o principal foco de atuação após uma consulta aos públicos de relacionamento do Grupo Positivo, que entendiam que o braço social da organização deveria trabalhar pela Educação pública do país.

O IP passou, então, a participar da implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) no papel de facilitador e mentor técnico da metodologia, prestando apoio para a mobilização do grupo de secretários e suas equipes, na elaboração do diagnóstico territorial, das metas, do plano de ação e do monitoramento e avaliação das iniciativas.

 

Mas, afinal, o que é um ADE?

Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) são um mecanismo de cooperação intermunicipal, no qual municípios próximos geograficamente se unem a fim de atuar em Regime de Colaboração, ou seja, discutir e principalmente atuar coletivamente nas questões relacionadas à Educação. Trabalhar em colaboração é unir esforços para minimizar as dificuldades e potencializar as oportunidades de um território.

Assim, a organização em Arranjos permite que profissionais de diferentes redes de ensino de uma mesma região busquem juntos reduzir as desigualdades na aprendizagem e contribuir com o fortalecimento das gestões administrativas e pedagógicas, oferecendo um ensino de qualidade para as crianças e jovens daquele território.

 

Compartilhando conhecimento

Com o incentivo à implantação de ADEs como principal bandeira, o Instituto Positivo iniciou um processo de seleção para eleger um território que receberia apoio técnico do IP para a implantação de um Arranjo. Uma criteriosa análise selecionou a região da Grande Florianópolis, e assim nasceu o ADE Granfpolis, que foi lançado em julho de 2015 e é formado por 22 municípios.

Com a vivência que a implantação do ADE Granfpolis permitiu, o Instituto Positivo entendeu quão valiosa essa união do conhecimento teórico com o prático poderia ser para os demais territórios do país. Por isso, em 2017, além de manter o apoio à implantação de ADEs, o IP criou um departamento dedicado a produzir e disseminar pesquisas e informações, a fim de que mais municípios brasileiros possam ter informações sobre como se organizar em Regime de Colaboração, potencializando as ações cooperativas em prol do aumento da qualidade da Educação.

Desde o início das atividades, o departamento de Produção e Disseminação de Conhecimento do IP já publicou dois livros, mais de 25 e-books, lançou a primeira revista feita exclusivamente sobre o tema da colaboração na educação, a Revista Colaboração, além de outros materiais diversos. Você pode clicar aqui para conhecer melhor esse material.

 

Lançamento do primeiro livro

Com a área de Produção e Disseminação de Conhecimento a todo vapor, em 2017 foi lançada a primeira publicação, o livro Cooperação Intermunicipal: experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil, em parceria com o pesquisador Fernando Luiz Abrucio, referência no tema, e com apoio do Movimento Colabora Educação.

O exemplar se dedica ao estudo dos Arranjos e resgata a literatura sobre essa temática, além de trazer uma análise profunda de sete ADEs do Brasil, considerando características como a governança, metas, diagnóstico e resultados. Ao dar visibilidade a essas iniciativas, o Instituto Positivo pretendeu incentivar o debate sobre esse modelo de trabalho e também a implantação de novos Arranjos. A obra se tornou uma importante referência sobre o tema para pesquisadores da área e para secretarias de Educação em todo país.

 

Nasce o Movimento Colabora

Temos no Brasil algumas instituições do terceiro setor que se dedicam a trabalhos vinculados ao Regime de Colaboração. Pensando em uma possível sinergia desses trabalhos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugeriu, em 2016, uma reunião com algumas dessas instituições e o Movimento Todos Pela Educação.

Na ocasião, o Instituto Positivo esteve presente e participou da troca de experiências e do debate sobre os desafios que essa atuação traz para essas organizações, pontuando aqueles que devem ser vencidos de forma coletiva. Dessa união surgiu o Movimento Colabora Educação que, entre outras atividades, mobiliza a sociedade civil para maior entendimento do Regime de Colaboração e cria espaços de debates sobre o tema por meio de seminários e congressos. Assim, o Instituto Positivo se tornou um dos mantenedores desse movimento.

 

Colhendo bons frutos

O lançamento do livro Cooperação Intermunicipal: experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil aconteceu em um evento do Movimento Colabora Educação. Esta foi a primeira vez que as lideranças dos ADEs do Brasil se reuniram e tiveram a oportunidade de se conhecer e trocar experiências.

A partir dessa interação, o Instituto Positivo entendeu que esse debate enriqueceria o trabalho dos Arranjos, e assim foi criada a Rede de ADEs do Brasil, formada para promover o contato e as trocas permanentes entre membros dos ADEs.

 

São muitos os avanços conquistados, né? Mas ainda não acabamos! Fique de olho que logo traremos o terceiro e último artigo da série que apresenta a trajetória do IP nesses 10 anos de existência. Até a próxima!

 

O primeiro blog post da série está disponível aqui.

O terceiro blog post da série está disponível aqui.

 

Instituto Positivo

Acreditamos no potencial da colaboração para vencer os desafios da Educação.