O trabalho em Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), por ser feito de maneira cooperativa por um grupo de pessoas, depende do comprometimento de todos os envolvidos. Para manter o engajamento e para que o trabalho colaborativo ganhe ritmo e velocidade, é preciso estabelecer um cronograma de encontros ordinários, nos quais é recomendável que estejam presentes os dirigentes municipais de Educação e suas equipes técnicas.
Esse cronograma deve ser pensado a partir de uma periodicidade mínima que viabilize as decisões conjuntas e, principalmente, que proporcione a interação contínua dos integrantes, assim como a execução das ações em cada município. Esses encontros ordinários presenciais são importantes nessa fase inicial, uma vez que os participantes estão motivados a construir algo em conjunto. Além disso, também ajudam os municípios a seguir o mesmo calendário de ações.
Na hora de planejar os encontros presenciais, é importante levar em conta as condições geográficas e de acessibilidade dos municípios envolvidos, uma vez que se espera que todos tenham condições de participar.
É fundamental reforçar que, muito além de um caráter de reuniões de trabalho, cada um desses encontros ordinários irá fortalecer a identidade territorial do grupo, bem como agregar informações, fortalecer os relacionamentos e a confiança, gerando um efeito integrador para as equipes e os entes que compõem o Arranjo. Os encontros podem ser rotativos, possibilitando que todos os municípios sejam anfitriões em algum momento.
O que levar em conta
O primeiro passo é convocar a reunião com antecedência, indicando local, dia e horário (de início e término), bem como a pauta a ser discutida. A metodologia utilizada nas reuniões é fator chave para promover a participação e o diálogo, por isso a sugestão é escolher metodologias colaborativas, que sejam capazes de incentivar a participação de todos.
A ideia é pautar esse momento de troca em conversações significativas, com o foco principal no desenvolvimento de trabalhos baseados na troca e na cooperação, trazendo à tona a inteligência coletiva e a importância do fazer e da aprendizagem coletiva.
Dessa forma, é importante escolher um espaço físico que proporcione interação entre os participantes, evitando o uso de auditórios e/ou salas de aula com mesas e cadeiras fixas e optando por espaços mais flexíveis, que possam se moldar a dinâmicas diferenciadas e que permitam que os participantes consigam se olhar.
Que tal experimentar?
Uma metodologia amplamente utilizada no mundo todo é a World Café, indicada para estimular a criatividade em grupo, explorar temas relevantes e criar espaço para que a inteligência coletiva possa emergir. A premissa básica dessa metodologia é que todos têm conhecimento a compartilhar, e cada um traz consigo seu leque de histórias, sonhos, ideias e sabedorias. Confira a seguir os passos para organizar a dinâmica:
Passo 1: Convide o grupo a se sentar em pequenos grupos de 4 ou 5 pessoas por mesa. Em cada mesa deverão estar disponíveis papéis tamanho A3, canetinhas de diversas cores, Post-it.
Passo 2: Cada mesa deverá escolher um “anfitrião”, que permanecerá fixo naquela mesa enquanto os demais irão trocar entre uma rodada e outra. Esse anfitrião vai atualizar os novos convidados de cada rodada sobre as ideias da rodada anterior. É importante que todos escrevam e desenhem a cada rodada (e não apenas o anfitrião).
Passo 3: Apresenta-se a primeira pergunta para todos e o convite para a conversa é lançado. O tempo de conversa não deve passar de 30 minutos.
Passo 4: Ao término do tempo, o anfitrião fica na mesa e os demais são convidados a trocar aleatoriamente.
Passo 5: Ao chegar na mesa, o anfitrião relata brevemente o que foi tratado na rodada anterior, o que provoca naturalmente a conexão de ideias entre os participantes.
Passo 6: Inicia-se, então, a segunda rodada com o lançamento de uma nova questão a ser discutida. Repete-se o processo todo até que se esgotem as questões a serem tratadas. Ao final da última rodada, existe o momento do compartilhamento (colheita) no qual todos os participantes relatam o que mais chamou a atenção nas conversas nas mesas. Nesse momento, todos podem ficar em um grande círculo (se o espaço permitir) ou nas mesas, levantando-se para falar aos demais integrantes.
Instituto Positivo
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