Com as escolas fechadas e a necessidade de adaptação das aulas para meios digitais e alternativos, professores, gestores escolares e dirigentes municipais enfrentam demandas de trabalho inéditas e desafiadoras. Nesse contexto, evitar descontinuidade de ações e projetos que contribuem para o avanço da qualidade do ensino é difícil, mas igualmente essencial. 

A cooperação pode ser um meio para superar desafios como este. Quanto maior o número de pessoas verdadeiramente dedicadas e comprometidas, maiores serão as as chances de continuidade e progressividade dos projetos. Além disso, o trabalho colaborativo com pessoas engajadas e com senso de pertencimento garante que os participantes desse grupo se ajudem, numa relação de apoio mútuo, guiados por um mesmo propósito: a qualidade da Educação.

Pensando nisso, as secretarias de Educação que fazem parte Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Região dos Açaizais (ADERA) estão trabalhando de forma remota e coletiva, buscando encontrar soluções comuns para os novos desafios da Educação. Alguns dos temas que estão sendo debatidos de forma conjunta são as estratégias para reorganização do calendário escolar, o ensino remoto e a alimentação escolar, além das trocas sobre ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para a comunicação nas escolas. 

O Arranjo também está prevendo uma maratona de atividades para acolher e sensibilizar as famílias e os estudantes das redes municipais de ensino, por meio de mídias e meios de comunicação disponíveis.

Adaptar-se de forma colaborativa em meio à crise é uma forma de vencer os obstáculos com mais suavidade e ainda fortalecer os vínculos tão importantes para a continuidade do Arranjo.